Pode ser que você já tenha ouvido falar no nome Ada Lovelace. Se ele te soa familiar, é porque essa mulher foi a responsável por escrever o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina. Matemática e escritora inglesa, Ada foi a primeira programadora da história e não somente a primeira mulher a criar um código. Isso aconteceu no século XIX, muito antes do mundo entender conceitos básicos sobre tecnologia, bem diferente do que vivenciamos hoje.
Apesar de ser conhecida como Ada Lovelace, seu nome verdadeiro era Ada Augusta Byron King. Era chamada assim por ser a Condessa de Lovelace. Nasceu em 10 de dezembro de 1815, em Londres, na Inglaterra, e era filha de um famoso poeta da época, chamado Lord Byron, com sua esposa (e também matemática) Anne Isabella Milbanke, a Baronesa Byron.
A Baronesa Byron, sua mãe, cuidou da educação da filha sozinha, já que se separou do marido cinco semanas após o nascimento da menina e, desde sempre, a influenciou a ter aulas de matemática e de lógica. O interesse por tecnologia em Ada foi despertado quando ela foi levada a uma viagem onde viu fábricas e maquinários, especialmente um tear automático, que surpreenderam o olhar curioso da menina.