Conheça Ada Lovelace, a primeira programadora da história

Pode ser que você já tenha ouvido falar no nome Ada Lovelace. Se ele te soa familiar, é porque essa mulher foi a responsável por escrever o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina. Matemática e escritora inglesa, Ada foi a primeira programadora da história e não somente a primeira mulher a criar um código. Isso aconteceu no século XIX, muito antes do mundo entender conceitos básicos sobre tecnologia, bem diferente do que vivenciamos hoje.

Apesar de ser conhecida como Ada Lovelace, seu nome verdadeiro era Ada Augusta Byron King. Era chamada assim por ser a Condessa de Lovelace. Nasceu em 10 de dezembro de 1815, em Londres, na Inglaterra, e era filha de um famoso poeta da época, chamado Lord Byron, com sua esposa (e também matemática) Anne Isabella Milbanke, a Baronesa Byron.

A Baronesa Byron, sua mãe, cuidou da educação da filha sozinha, já que se separou do marido cinco semanas após o nascimento da menina e, desde sempre, a influenciou a ter aulas de matemática e de lógica. O interesse por tecnologia em Ada foi despertado quando ela foi levada a uma viagem onde viu fábricas e maquinários, especialmente um tear automático, que surpreenderam o olhar curioso da menina.

 

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece na Remay!

    Posteriormente, aos 17 anos, Lovelace trabalhou com o cientista Charles Babbage em um projeto sobre a Máquina Analítica, que era uma versão evoluída de uma outra máquina que servia para executar e imprimir cálculos matemáticos. Mas não levou muito tempo para a jovem perceber que esta máquina era capaz de fazer muito mais coisas do que Babbage imaginava.

    Entre 1842 e 1843, Ada traduziu um artigo italiano e o completou com novas anotações sobre coisas que ela mesma havia observado em relação aos motores. Nessas notas, foi escrito um algoritmo criado para ser processado por máquinas, sendo considerado o primeiro programa de computador do mundo. Além disso, a jovem descobriu que os computadores tinham a capacidade de realizar muito mais do que apenas cálculos, em uma época em que os estudiosos estavam totalmente focados nessa funcionalidade.

     

    Sua importância como primeira programadora da história foi tão grande que todos os anos, no dia 15 de outubro, é comemorado o “Ada Lovelace Day”, com o intuito de relembrar as conquistas das mulheres na ciência e inspirar outras a seguirem carreira nessa área, que ainda hoje em dia, é predominada por homens.

    Deixe uma resposta