As máquinas vão substituir o homem no mercado de trabalho?

Os seres humanos sempre temeram o desconhecido. De uns anos pra cá, começou um boato de que um dia as máquinas substituiriam a mão de obra humana. Um relatório divulgado pelo Fórum Econômico Mundial diz que metade de todas as tarefas de trabalho será realizada por máquinas até 2025. Isso volta a levantar o questionamento: as máquinas vão substituir o homem? Este mesmo documento também afirma que a “revolução robótica” vai criar 97 milhões de empregos em todo mundo, enquanto destrói outros, o que possivelmente resultará em grupos sociais em situação de vulnerabilidade.

De acordo com especialistas da área da Ciência da Computação, essa revolução robótica será tão marcante como foi a informática a partir dos anos 1980.

O que fazer diante desse cenário?

O futuro ainda é um grande mistério. Para o Fórum Econômico Mundial, os trabalhos manuais e rotineiros que envolvam administração e processamento de dados serão automatizados. Porém, cerca de 133 milhões de novos postos de trabalho poderão ser criados nos próximos anos devido a rápida evolução das máquinas e dos algoritmos. Empregos surgirão nos campos da Economia Verde e do Big Data, por exemplo.

01-01

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece na Remay!

    01-01-01

    As máquinas vão substituir o homem em parte de seu trabalho, mas...

    Bem, segundo esse mesmo relatório, a qualificação se tornará ainda mais essencial para aqueles que querem se manter ou se inserir no mercado de trabalho. Somente por volta de 2022, 54% da força de trabalho precisará de requalificação/aprimoramento. Isso significa que o profissional que não investir em cursos, graduações, em experiências profissionais e no aprendizado de novos idiomas, poderá fazer parte das estatísticas de desempregados. Se você for da área de T.I., pode conferir quais habilidades você precisará desenvolver para permanecer no mercado aqui no nosso blog.

    Já em relação às organizações, de acordo com a chefe do Centro para a Nova Economia e Sociedade no Fórum Econômico Mundial, Saadia Zahidi, as empresas precisam complementar seus planos de automação com estratégias abrangentes. Também devem levar em conta que para que os negócios permaneçam dinâmicos, diferenciados e competitivos em uma era de máquinas, ainda devem investir no capital humano. Dizer que as máquinas vão substituir o homem é uma afirmação muito forte. Porém, todos nós sabemos que o mercado de trabalho não será o mesmo daqui a alguns anos. E você, está preparado para essas mudanças?

    Deixe uma resposta