5 temas de Tecnologia da Informação para ficar de olho ainda em 2020

O setor de tecnologia nunca passou por tantas mudanças quanto nos últimos anos. Isso porque hoje em dia tudo se modifica em uma velocidade nunca vista antes. Para se manter atualizado sobre o assunto, confira 5 temas de Tecnologia da Informação que você não deve perder.

7

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece na Remay!

    Quais temas de Tecnologia da Informação estarão em pauta daqui pra frente?

    ciberseguranca

    Cibersegurança

    Essa tendência começou em 2017, depois que ocorreu o ataque do WannaCry. A invasão afetou serviços públicos e empresas em cerca de 150 países, visto que os hackers bloquearam mais de 200 mil computadores e exigiram resgate em bitcoins para liberá-los. Além disso, a privacidade dos usuários se torna cada vez mais uma prioridade para o mundo. Portanto, se torna o papel das empresas de tecnologia trabalhar para que os navegantes da web se mantenham seguros dentro e fora do ambiente virtual.

    130319-Backup-corporativo

    Backup Corporativo

    Por falar em segurança, o backup corporativo também é uma medida de proteção nas empresas. Todas as organizações que queiram preservar suas informações devem utilizar o sistema de nuvens e de armazenamento de dados daqui pra frente. Esse processo realiza a cópia dos dados de uma empresa de forma segura, de modo que todos os usuários que tenham permissão possam acessa-los de qualquer lugar do mundo.

    tecnologia-blockchain

    Blockchain nas empresas

    O blockchain é uma rede que funciona com blocos encadeados que sempre carregam um conteúdo junto a uma impressão digital. Ela existe para possibilitar que qualquer coisa seja transacionada com uma velocidade excepcional, com baixos custos e com redução de riscos de fraude. Essa tendência é tão clara no mercado, que desde 2015 a Microsoft vem trabalhando nessa tecnologia. Assim, uma das missões da empresa se tornou fornecer plataformas e serviços para que qualquer companhia pudesse melhorar seus processos de negócios compartilhados.

    ia01

    Inteligência artificial

    Os assistentes virtuais deram o que falar em 2019. Milhares de empresas de todo o mundo perceberam que utilizar um robô no processo de atendimento facilita a interação com o usuário, reduz o tempo de espera e ainda otimiza outras atividades. E esse é só um dos exemplos de uso da inteligência artificial que, hoje em dia, está longe de pertencer somente aos smartphones. Até o final de 2020, por exemplo, mais textos, tweets e outras informações verbais serão renderizados pelos assistentes de voz orientados por IA.

    data-like

    Data Lakes

    Ainda sobre o mundo da inteligência artificial, as empresas utilizam esse sistema para organizar seus dados de forma a extrair o máximo de informação inteligente para o negócio. O Data Lake é um termo que descreve um componente importante no universo da análise de dados e do Big Data. A ideia é ter um único repositório dentro da empresa, para que todos os dados brutos estejam disponíveis a qualquer pessoa que precise fazer análise sobre eles. Se você se interessa pela área de tecnologia, pode conferir ainda o post sobre as linguagens de programação que estão em alta em 2020. Além disso, não deixe de acompanhar o nosso site.

    Deixe uma resposta