5G suas vantagens e como essa tecnologia impactará o mundo

Enquanto boa parte do mundo ainda está conectada ao 4G, muitas pessoas não têm ciência das vantagens do 5G, tecnologia que foi implantada pela primeira vez na Coreia do Sul e promete mais velocidade e menor latência aos usuários da internet.

A tecnologia 5G nada mais é do que a quinta geração da internet, ou seja, traz para o mundo diversos avanços em relação a sua antecessora, a 4G, especialmente em questão de velocidade.

Segundo a CNBC, um filme de duas horas, que leva seis minutos para ser baixado no 4G, levará três segundos e meio no 5G. Além disso, ainda há uma diferença em relação ao tempo de execução de uma tarefa que em uma rede 4G demora cerca de 50 milissegundos, no 5G levará cerca de 1 milissegundo.


Acho que já deu para perceber algumas das vantagens do 5G, certo? Mas ainda assim, listamos abaixo outros benefícios dessa tecnologia que vão além da velocidade.

5g e suas vantagens

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece na Remay!

    Conheça as vantagens do 5G

    165-noticias-infra-news-telecom-5g-baixa-latencia

    Baixa latência

    Latência na internet significa o tempo que uma solicitação demora para ser processada, o atraso em que o servidor responde. No caso da tecnologia 5G, a baixa latência vai significar um menor delay na comunicação, ou seja, uma mensagem, por exemplo, vai chegar no mesmo momento em que ela foi enviada.

    shutterstock_768648319

    Conectividade

    Você já deve ter ouvido falar na internet das coisas, certo? A tecnologia 5G vai permitir que diferentes objetos se conectem entre si. Segundo o professor de Tech da ESPM, Humberto Sandmann, para o site TMJ, com o 5G algo em torno de 20 bilhões de dispositivos começarão a se conectar à internet em todo o mundo.

    000000-jpg2

    Economia de energia

    A previsão é que os dispositivos conectados ao 5G tenham uma bateria com maior duração já que a tecnologia deixa a infraestrutura 4G funcionando até que o usuário ative serviços que necessitem de uma velocidade mais rápida, momento em que entra em ação o 5G.

    mercado_estavel-1920x844

    Capacidade de se manter estável

    Nós sabemos que no Brasil quando muitas pessoas se conectam a uma mesma rede a tendência é que a internet caia ou diminua a velocidade nos dispositivos conectados. Com a tecnologia 5G, que é uma rede mais potente, será possível que mais pessoas se conectem ao mesmo tempo sem gerar instabilidade.

    Quando essas vantagens do 5G chegarão ao Brasil?

    Há várias especulações sobre a chegada do 5G no Brasil no que se trata do alcance nacional dessa tecnologia aberta para todos os públicos. Algumas empresas já usam os seus serviços, porém, a previsão é que o consumidor brasileiro conhecerá efetivamente o 5G em 2022, já que ainda há um déficit de estações rádio base no país, segundo o diretor-presidente da Ericsson, Eduardo Ricotta, e o diretor de cibersegurança da Huawei, Marcelo Motta.

    Agora só nos resta esperar a chegada dessa tecnologia em nossos dispositivos e ficarmos de olho nessa tendência de mercado.

    Deixe uma resposta