Fundos imobiliários: você sabe como eles funcionam?

Talvez você já tenha ouvido falar nos fundos imobiliários, mas entender como eles funcionam não é uma tarefa tão simples assim. Por isso, explicaremos em poucas linhas abaixo como é possível viver da renda de aluguéis sem precisar adquirir um imóvel.

Primeiro, é importante que você saiba que esse modelo de renda passiva funciona da seguinte forma: um investidor compra um “pedacinho de um imóvel” por meio de cotas e os ganhos obtidos nesse mercado são divididos entre os participantes, na proporção em que cada um aplicou o seu dinheiro.

Ou seja, é possível que você seja dono de um shopping center sem ao menos nunca ter pisado no local.

Outro ponto a ser levado em consideração é que os fundos imobiliários pertencem à categoria de renda variável, já que não há garantias de que o imóvel estará sempre alugado ou de que o inquilino irá pagar o aluguel, por exemplo. Além disso, as cotas oscilam na bolsa, tanto quanto as ações.

 

Para começar a investir, é importante encontrar uma corretora de valores que seja de sua confiança, acessar o home broker da plataforma, escolher um bom fundo imobiliário (aqui é importante analisar o histórico do fundo e as opiniões de especialistas) e enviar uma ordem de compra para a corretora.

Você deve estar se perguntando se é preciso muito dinheiro para começar a investir em um fundo imobiliário e a resposta é NÃO! Para iniciar nesse mercado, a maioria das corretoras aceitam investimentos a partir de R$ 90.

Os riscos no investimento nos fundos imobiliários são baixos, mas é sempre importante lembrar que crises econômicas podem acontecer a qualquer momento e o setor imobiliário geralmente é um dos primeiros a ser atingidos.

Portanto, antes de iniciar neste mercado, nós recomendamos que você analise muito bem o seu perfil. Você é uma pessoa mais conservadora? Possui outras fontes de renda passiva? Conhece o mercado imobiliário? Essas e outras questões podem garantir que você comece a investir no mercado de cotas com muito mais segurança e, claro, saiba como lucrar cada vez mais.

Deixe uma resposta