3 dicas para iniciantes em TI que desejam ter sucesso na carreira

Desde pequeno, você sempre soube que gostaria de trabalhar com tecnologia e acha que só sua paixão será capaz de te levar a lugares altos no mundo tecnológico, certo? Errado!!! Por maior que seja sua paixão, existem algumas dicas para iniciantes em TI que não podem ser ignoradas - e nem romantizadas.

Algumas ideias relacionadas a glamourização da área de TI e a alta remuneração no mercado são conceitos que podem te iludir se você não souber quais caminhos seguir para, de fato, alcançar sucesso nessa área.

A área de TI, por ser bastante extensa, possui diversas ramificações e cargos nos quais o profissional pode se especializar. No entanto, também há aquelas pessoas que preferem “entender de tudo um pouco”, especialmente em cargos mais técnicos.

Primeiro, é preciso entender qual é o seu perfil e sempre se lembrar de que existe mercado para todos os gostos. A única diferença é que se você decidir se tornar um especialista em uma área, como por exemplo, programação, sistemas ou segurança, você terá que dedicar mais tempo de estudos e práticas a ela.

Apesar de essa dica não se aplicar somente ao mercado de tecnologia da informação, essa área demanda ainda mais estudos já que as tecnologias estão em constante evolução. Não ache que você vai terminar uma faculdade ou um curso e se ver livre “das apostilas”.

Hoje em dia, existem inúmeras plataformas de cursos pagos e até mesmo gratuitos que vão te oferecer, mesmo que minimamente, os recursos dos quais você precisa para se manter atualizado no mercado. Além disso, invista em perfis de profissionais que te inspirem e compartilhem conteúdos gratuitos nas redes sociais.

Por fim, outra dica que oferecemos é a da proatividade. Busque tomar à frente de projetos, antecipe problemas e arrume soluções para eles, mostre a empresa ou ao profissional para quem você presta serviços que você se importa em trazer inovações para que todo o ecossistema empresarial evolua.

Sem contar que ser proativo vai passar às outras pessoas uma boa impressão sobre o profissional que você é e ainda mostrar a elas que podem contar com você para resolver situações desafiadoras

E agora, após ler as nossas dicas para iniciantes em TI você se sente preparado para iniciar com tudo nesse mercado?

Deixe uma resposta