O que é o machine learning e como ele impacta sua vida?

Uma máquina que consegue aprender sozinha a partir de grandes volumes de dados armazenados nela. Essa é a definição de machine learning ou aprendizado de máquina, em português. É uma técnica de inteligência artificial que analisa dados complexos, de forma automática, para entregar relatórios que indicam as melhores decisões. A intervenção humana se torna cada vez menos necessária, já que o machine learning consegue entregar resultados em um tempo infinitamente menor do que os humanos conseguiriam.

Como funciona esse sistema?

Normalmente, todos nós temos um padrão de comportamento, logo, os dados que geramos na internet também seguem uma lógica. Por isso vemos tantos anúncios pela web a fora. É aí que o machine learning entra em ação. Por meio dos algoritmos e big data, é feita uma análise dessas informações para que seja entregue ao usuário o resultado que mais se assemelha ao que foi pesquisado anteriormente. Outro uso desse sistema que impacta diretamente a vida dos usuários da internet é quando as plataformas de streaming recomendam novos conteúdos baseados no histórico daquilo que foi consumido anteriormente. Quanto mais dados coletados do internauta, mais precisas ficam as recomendações.
https://portalerp.com/images/2019/03/25/machine-learning-artigo-portal-erpjpg.jpeg

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece na Remay!

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Mas essa é somente uma das diversas formas em que o machine learning se aplica. Os bancos de dados autônomos também o usam em suas tarefas automatizadas. Uma das grandes vantagens é que essa automação diminui o risco de falhas humanas. Outra função muito importante desse sistema inteligente é no combate às fraudes em sistemas de pagamento, já que ele barra tentativas de infrações a todo momento. Ele auxilia, ainda, na tradução de textos. Os tradutores da internet estão ficando cada vez mais precisos graças as análises produzidas pelo machine learning. Isso porque ele leva em conta expressões regionais e contextos antes de traduzir uma palavra ao pé da letra. Tudo isso é muito utilizado para as empresas que trabalham tanto dentro quanto fora do ramo digital, já que com base na capacidade praticamente ilimitada de dados armazenados pelo machine learning se torna mais fácil entender o comportamento dos clientes e tomar decisões mais assertivas em relação a eles.

Futuro do machine learning

Segundo a opinião de especialistas, esse tipo de inteligência artificial continuará crescendo nos próximos anos. Aplicativos, assistentes digitais e até mesmo os drones e carros serão automatizados. O estudioso Francois Chollet, autor de Deep Learning with Python, aposta que o aprendizado das máquinas terá modelos mais acessíveis e que necessitam menos de intervenção humana, além de arquiteturas que podem ser reutilizáveis. A verdade é que o futuro ainda é incerto e o máximo que podemos fazer é nos preparar para ele da melhor forma. Se você tem vontade de trabalhar com essas e outras tecnologias, não deixe de conferir quais cargos estarão em alta nos próximos anos.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading