5 curiosidades sobre tecnologia que você nem imaginava

Muitas vezes nós convivemos com as tecnologias presentes em nossa vida sem saber como elas vieram parar aqui. Mas quem gosta do assunto, provavelmente já deve ter dado uma pesquisada no Google, às 3h da manhã, para descobrir quais são as curiosidades sobre tecnologia que você ainda não conhece e que deveria conhecer.

 

Confira a seguir a lista que a Remay criou reunindo alguns dos fatos mais curiosos do mundo da tecnologia.

Panda-Vermelho-Mozilla

O ícone do navegador Firefox não é uma raposa

Essa novidade muito possivelmente surpreendeu você. Sabe aquele logo do Mozilla Firefox que não só parece com uma raposa, mas que também confunde a cabeça de todo mundo pela tradução do próprio nome do navegador ser “raposa de fogo” em português? Então, na verdade é um panda vermelho.

Isso porque a empresa queria usar o nome de "Phoenix" (Fênix, em português), mas ele já estava sendo usado por outra marca. Como a fênix é um pássaro de fogo que renasce das cinzas e o Firefox foi feito a partir de outro navegador da época, ou seja, renasceu dele, a ideia da empresa era homenagear esse animal mitológico.

E aí, já que não deu certo, a companhia acabou adotando como ícone um mamífero de porte pequeno com pelos vermelhos chamado de “raposa de fogo”, ou seja, firefox em inglês. Como o panda vermelho não é muito conhecido, o designer que fez o logo acabou usando traços de uma raposa, aumentando ainda mais a confusão.

p.txt

A palavra “robô” significa “escravo”

Embora não seja novidade que essas criaturinhas vieram ao mundo para facilitar a vida dos seres humanos, pouca gente sabe que a palavra “robô” vem do tcheco “robota”, que significa “escravo”. O escritor, jornalista e filósofo tcheco chamado Karel Capek, foi o responsável por nomear essa criação em sua peça de teatro de maior sucesso, a Rossum's Universal Robots, apresentada em 1920.

Na obra, uma companhia usava biotecnologia para produzir trabalhadores em massa. Como eles não tinham alma ou sentimentos, podiam fazer todo o trabalho pesado e sujo. Mas com o tempo, esses seres acabaram dominando o mundo.

1200px-Ampex_VR1000A_(serial_329)

O primeiro videocassete tinha o tamanho de um piano

Já pensou ter um videocassete que ocupa quase ¼ da sua sala? Pois é, quando a JVC inventou esse aparelho em 1956, esse era o seu tamanho. Mas naquele período, apenas ambientes profissionais caros como estúdios de televisão e clínicas médicas tinham acesso a esses aparelhos.

Foi somente nos anos 70 que os engenheiros Yuma Shiraishi e Shizuo Takano montaram uma equipe para desenvolver um videocassete direcionado ao uso caseiro.

view_from_the_window_at_le_gras_joseph_nicephore_niepce

A primeira fotografia do mundo levou 8 horas para ser tirada

Mais uma das curiosidades sobre tecnologia é que, em 1826, um inventor teve que esperar por 8 horas para capturar uma imagem feita por uma câmera que usava a luz de uma placa de estanho. Joseph Nicéphore Niépce fotografou a paisagem a partir das janelas de sua casa, na França. Esta imagem foi capturada através de um processo conhecido como heliografia, que utilizava betume.

original1

A primeira página da internet continua no ar

Hoje em dia acessamos tantas páginas simultaneamente na internet que fica até difícil lembrarmos qual foi a nossa primeira visita do dia. Mas do ponto de vista da história, foi em 6 de agosto de 1991 que o cientista da computação britânico Tim Berners-Lee colocou no ar a primeira página da rede mundial de computadores.

A página continua no endereço original, no site da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), exatamente do mesmo jeito de antes. Tratava-se de um sumário apresentando a própria world wide web, projeto no qual o cientista já vinha trabalhando havia anos.

Acesse e veja: http://info.cern.ch/

Se você chegou até aqui, é porque gosta de conferir as curiosidades sobre tecnologia do mundo moderno, certo? Então por que não conhecer também a curiosa história da origem do termo “bug”?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece na Remay!

    Deixe uma resposta